terça-feira, 1 de janeiro de 2013


Dia Mundial da Paz

O primeiro dia do ano é o início de um novo ciclo.




O primeiro dia do ano é considerado o dia da paz mundial em quase todos os países do mundo. As pessoas trocam votos de paz e felicidade no ano que se inicia.

Tradicionalmente, as pessoas atravessam a madrugada acordadas e comemoram a virada do ano com muita festa e queima de fogos.
Esse dia foi criado em 1968 pelo Papa Paulo VI para que fosse celebrado entre verdadeiros amigos da paz independente da raça, posição social ou econômica. No texto, sugeria que esta não fosse uma comemoração exclusivamente católica, mas que ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”.

A palavra francesa "Réveillon" significa “acordar” e era usada no século 17 para designar jantares longos e chiques realizados durante o ano.

Com o tempo, acabou popularizando-se como sinônimo da festa de passagem de ano. É também no primeiro dia de janeiro que os novos Presidentes do Brasil tomam posse do cargo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário