terça-feira, 21 de maio de 2013


VISTA CHINESA
Mesa do Imperador da floresta da Tijuca





A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no bairro do Alto da Boa Vista. Fica a 380 metros de altura em meio à Floresta da Tijuca, descortinando uma das mais bonitas vistas da cidade, tendo o Cristo, a Lagoa, o Pão de Açúcar e as praias da zona sul como pano de fundo.
Desde 1856, o Jardim Botânico estava ligado ao Alto da Boa Vista por uma estrada carroçável. Na obra, foram empregados trabalhadores trazidos de Macau, na China, para desenvolver a lavoura do arroz, mas que, não tendo demonstrado qualquer habilidade para a agricultura, foram aproveitados na construção da estrada.
Depois do fracasso dessa lavoura, os chineses se teriam espalhado "pelas fraldas da Tijuca". Em 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada "Casa dos Chinas". Provavelmente, um resquício dessa primitiva experiência.
Em 1903, um projeto do arquiteto Luis Rei, edificou em argamassa, copiando o bambu, às margens dessa estrada, o pavilhão da Vista Chinesa. Mais acima, na mesma Estrada da Vista Chinesa, um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios da família imperial ganhou o nome de Mesa do Imperador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário