quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Nosso patrimônio


O Rio de Janeiro continua lindo, mas também temos outras maravilhas espalhadas pelo Brasil



O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O local dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade protege espécies representativas da fauna e flora brasileira. Algumas estão ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, gavião real, entre muitas outras.
A palavra Iguaçu significa ‘água grande’ em tupi-guarani. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou há aproximadamente 200 mil anos.

As quedas isoladas podem chegar a quase 300, dependendo do volume de água do rio, reduzindo para menos de 20 em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino.
O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu foi palco de comerciais veiculados em canais de tevê internacionais pela Embratur para promover os destinos brasileiros no exterior. O local foi considerado Patrimônio da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário